2019 já chegou, e se tem uma coisa que boa parte da população fez nesse período são promessas e planos. Talvez você seja uma delas. E sabe quem não faz? A parcela do público que não só definiu os planos, como eles estão em andamento e alguns podem funcionar muito bem. Então, que tal você se tornar mais um nessa parcela e já começar bem? Foi com essa premissa que preparamos o guia do barbudo 2019.

Guarde esse guia para usar durante todo o ano (será que rola um e-book? Deixe aí nos comentários a sua opinião). A intenção aqui é mostrar como os barbudos podem cuidar bem da sua barba, antecipando-se não apenas às estações, que possuem uma boa influência no seu dia a dia com os pelos faciais, mas a todos os grandes momentos que envolvem a barba.

Considere aqui datas como o Novembro Azul, o Dia Mundial da Barba, feiras de moda como São Paulo Fashion Week, entre outros momentos marcantes que podem fazer a diferença para os barbudos. Quem se antecipa às situações sempre está na vanguarda, jovem, não se esqueça disso.

Guia do barbudo para 2019!

Para facilitar sua busca pela barba ideal em cada momento, vamos definir a ordem da seguinte maneira:

  • Estações: prepare seus pelos faciais para cada momento mais intenso do clima e não ser pego desprevenido;
  • Datas importantes de cada mês: não todas, apenas as mais importantes para os barbudos ficarem prontos para fazer os ajustes;

Se você é um barbudo iniciante com os pelos faciais agora em 2019, ou é um cara com um tipo de experiência e quer suas referências para o próximo ano, esse guia é para você. E para os barbudos um pouco mais atrapalhados que podem se beneficiar bem de algo bem organizado.

As estações e as barbas

Todo guia do barbudo que se preze deve levar os grandes períodos de temperatura anuais. As estações têm grande influência na maneira que cuidamos da barba. É um cultivar diferenciado, digamos assim. Se antecipar a essas mudanças permanentes do tempo vai deixar seus cuidados mais tranquilos mais práticos, e até mais econômicos.

Vejamos, de uma forma geral, como organizar os seus produtos e cuidados com os pelos faciais para cada uma das estações do ano. É algo bem simples até, e com antecipação fica ainda mais eficiente.

A barba no Verão

O Guia do Barbudo passa por todas as estações, a começar pelo verão

Tanto o verão como o inverno são estações com “extremos”, ou ao menos o mais próximo disso no Brasil. Quero dizer, não que o calor de 40º C não seja pesado aqui, mas tem regiões mundo à fora que seu verão atingem estúpidos 50º C! Então ainda estamos “bem”.

Uma das características mais marcantes desta estação, além do calor é claro, é o suor. Para ser mais específico o suor no rosto que pode causar alguns problemas nos cuidados com os pelos faciais.

Entre eles, podemos citar a barba mais oleosa, que pode ficar ensebada; coceiras, mais pela oleosidade do que a falta dela como é no inverno; e fios mais embaraçados, caso tenha a barba grande.

Para não ter esses problemas, e na verdade aproveitar bem os benefícios que a barba pode oferecer nessa estação, vamos aos cuidados.

Faça um uso mais frequente do balm para barba

Ele vai não apenas proteger a barba da oleosidade, como vai manter os nutrientes necessários para crescer de forma saudável. Mas principalmente, vai evitar a sensação de coceira responsável pelo estrago de tantos visuais.

Limpeza diária

Nos períodos mais intensos de calor, a limpeza diária vai evitar que as altas temperaturas interfiram na oleosidade do rosto. Se você é um barbudo que vai a praia constantemente, essa limpeza deve ser feita antes e depois da água salgada, por garantia. Caso prefira a água doce, a limpeza após o momento de relaxamento é mais adequada.

Considere a aparação

Aparar a barba é sempre essencial nos cuidados, mas no verão ganha contornos ainda mais necessários. A ideia aqui é que pelos faciais não fiquem mais embaraçados ou com um desenho diferente do imaginado por conta do calor.

Quanto aos estilos para barba, opte por aqueles menos volumosos, que exigem um cuidado menos pesado com o uso de produtos, e que facilitem a aparação quando for necessária. Os estilos executivos, ou mesmo bigodes mais comportados, podem ser boas sugestões para começar.


A barba no Outono

O Guia do Barbudo também te ajuda no outono

Toda estação mais intensa tem sua contraparte um pouco mais tranquila. E temos isso aqui no outono. As temperaturas são mais amenas, com períodos de chuva mais intensos de um lado, e outros um pouco mais secos do outro. Na real, isso vai depender mais da região onde vive do que a estação em si. Para quem mora no centro-oeste e no norte, por exemplo, lidam mais com os tempos chuvosos do que a galera do sul. E daí vai.

Felizmente, os cuidados aqui são mais equilibrados. Os riscos surgidos no verão se mantém em períodos mais intensos da estação, porém não tão pesados como na virada do ano. Mais para perto do inverno, as temperaturas começam a cair um pouco mais, o que deixa o tempo seco, e portanto exigindo mais atenção dos barbudos com a pele. Vejamos alguns cuidados que eles devem tomar

Limpeza mais equilibrada

Ao se afastar um pouco mais do verão, a limpeza não precisa ser diária. porém não deve perder a constância. Deve-se ter um equilíbrio mais constante entre o balm, o shampoo e o óleo para barba, evitando os efeitos do clima na estação.

Nos períodos mais secos, explore o óleo para barba

Em épocas mais secas do outono, ou quando estiver mais próximo do inverno, uma boa dica para evitar a pele seca e pelos faciais mais quebradiços é o uso do óleo para barba. Pode ser aplicado uma única vez antes de sair de casa, no máximo duas, e será o suficiente para manter os pelos faciais bem nutridos e cuidados contra os efeitos do clima.

Aqui você pode explorar as possibilidades da barba de formas variadas e despreocupadas com os efeitos do tempo. Ou melhor, menos preocupadas, já que ela não deixa de ser uma estação com suas características marcantes também. A sua preocupação maior aqui é qual o estilo que deseja, e como vai mantê-lo.

A barba no Inverno

O frio também precisa da atenção de guia do barbudo

O inverno é a ponta oposta não só nas temperaturas, mas nos desafios que oferecem aos barbudos. No calor, a barba pode ficar muito oleosa e pesada por conta das altas temperaturas. no frio, por sua vez, a tendência é a pele ficar ressecada por conta das baixas temperaturas, o que dificulta o recebimento de nutrientes, e por consequência, deixando a barba mais quebradiça.

Os cuidados voltam a ter um pouco mais de intensidade nesse período, porém com outro direcionamento. A intenção aqui é deixar os poros da pele não tão fechados, e mais resistentes aos efeitos do frio. Com as sugestões a seguir, você pode se preparar já no final do outono.

Hidratação é fundamental

A hidratação é necessária no inverno para que os poros do rosto não fiquem ressecados e dificultem não apenas o recebimento de nutrientes importantes para o organismo, como o próprio crescimento da barba – assim como uma barba oleosa pode gerar pelos encravados, uma pele muito “fechada” dificulta o crescimento dos mesmos. A maneira mais eficiente e prática de manter esse cuidado é com o óleo para barba, só não exagere: uma barba oleosa no frio é ainda pior do que seca.

Evite coceiras e a famosa “mão na barba”

A coceira é o grande vilão da barba no inverno. Com a pele seca, a vontade de “cofiar” de um jeito mais intenso acaba gerando os famigerados buracos nos pelos faciais, exigindo jeitinhos que não sejam dar um fim ao martírio. Mantendo-a hidratada, essas questões são amenizadas, jovem. E aqui vai um ponto importante: mesmo que tire toda a barba, a coceira vai continuar acontecendo no rosto.

Dê mais cuidado a aparação

A aparação ganha tanta atenção aqui quanto no verão. Se a barba ficar muito ressecada, a tendência é que visuais muito cheios e/ou compridos acabem com um frizz proeminente e bem chato de lidar. Para resolver isso, o ideal é buscar por estilos um pouco mais comportados e não tão cheios.


Eu sei, eu sei que barbas cheias combinam com o inverno. Você já viu isso em estilos como os nórdicos vikings. Só tenha cuidado em manter a aparação, para que casos de frizz não lhe atrapalhem. Barbas cheias e bem desenhadas ganham um charme especial na estação.

A barba na Primavera

A primavera também é do Guia do Barbudo

Se por seis meses do ano você encarou umas temperaturas amenas para baixo, aqui você começa a encarar o ameno para cima. A primavera é a estação perfeita não apenas para explorar as possibilidades da barba em todo o seu potencial, como também testar suas opções para o verão do ano seguinte. As temperaturas são quentes, mas nem tanto, assim como o frio.

Nem mesmo o clima úmido e seca chega a ser tão absurdo nessa época. Mesmo assim, os cuidados não podem ser deixados de lado, só não podem ser puxados para este ou aquele lado. Confira aqui que você vai entender melhor.

Use o balm para estimular o crescimento da barba

Mais do que proteger a barba, os balms servem para estimular o seu crescimento. Como a ideia aqui na estação é fazer com que os pelos faciais cresçam de maneira mais eficiente, você pode fazer uso do balm diariamente. Ele não vai tornar o crescimento da barba mais rápido, mas terá um visual mais chamativo.

Diminua no shampoo para barba, mas não muito

Só para ressaltar: você não vai deixar de usar o shampoo para barba, certo? Um bom guia do barbudo que se preze não faz esse tipo de sugestão. A frequência pode ser um pouco menor aqui, sendo a cada 2 dias o ideal.


A limpeza da barba dessa forma é bem importante, mas com outros cuidados agregados, o uso do shampoo é menos necessário, o que vai continuar garantindo a integridade dos pelos faciais.

Quanto aos tipos de barba, fique livre para testar aqueles que achar melhor. Não que você não pudesse fazer isso antes, mas se tem uma época que há possibilidades de testar e brincar um pouco com o visual sem se atentar tanto para o clima é aqui.

Datas importantes para os barbudos

Tão importante quanto as estações, são as datas também. O guia do barbudo deve se antecipar a maior parte delas para se manter relevante.

Agora que você já sabe os cuidados gerais com os pelos faciais em cada época do ano, vamos afunilar um pouco mais as coisas. O que não faltam são datas para fazer das barbas ainda mais relevantes, e aqui você vai ter um panorama geral da maior parte delas. A gente não controla o tempo, então nunca se sabe quando vai vir um novo momento aí.

Vamos às datas.

Janeiro

Fevereiro

Março

O Guia do Barbudo cobre datas importantes para vocÊ

Abril

  • 13 – Dia do Beijo
  • 24 – Dia do Samurai

Maio

Junho

Use o Guia do Barbudo para as datas mais importantes do ano

Julho

Agosto

Setembro

O dia do gordo também deve estar no Guia do Barbudo

Outubro

Novembro

Movember não pode faltar no Guia do Barbudo

Dezembro

Isso por que estamos pegando de forma geral, jovem. Tenho certeza que você já tem algumas outras opções na manga aí para este 2019, datas que tem um apreço especial para você. Isso sem contar aniversários, datas de casal, de amigos, parentes…

O guia do barbudo 2019 serve não apenas para este ano, como tantos outros que vão vir por aí. Cuidar da barba pode ter suas novidades bem vindas, mas sua base essencial sempre é a mesma, o que garante sempre a nossa relevância. Não deixe de cuidar bem da sua barba, e um ótimo ano para você!


Deixe sua pergunta ou opinião

Ad Blocker Detected

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh